Eu vendo o paciente suspender glúten antes de excluir doença celíaca.

Pensa comigo: o único tratamento disponível para a doença celíaca é a suspensão do glúten. Com isso, os sintomas vão embora, bem como ocorre a recuperação do intestino (ele deixa de ter o padrão de atrofia que faz parte dos critérios diagnósticos) e ocorre a normalização dos anticorpos (que são usados no diagnóstico e acompanhamento do paciente).

Se você é celíaco que ainda não possui diagnóstico, e por se sentir melhor, retira o glúten da dieta, as alterações encontradas na doença ativa poderão reduzir ou desaparecer, fazendo com que o paciente fique sem diagnóstico!

Mas se o tratamento é suspender o glúten e o paciente já se sente bem, qual o problema?

O problema é que se ele for celíaco, precisará tomar muito mais cuidado com os alimentos no que diz respeito principalmente às escapadas e à contaminação cruzada (comer algo “sem glúten” mas que tenha sido contaminado com glúten), pois pode acontecer de a doença ficar ativa inflamando o intestino, de uma maneira crônica e progressiva, que posteriormente trará inúmeros malefícios inclusive podendo evoluir para um tipo de câncer.

Então fica aqui mais uma vez meu alerta: quer retirar o glúten por qualquer motivo? Procure um gastroenterologista para primeiro de tudo investigar doença celíaca e te orientar quanto à melhor maneira de fazer isso! Combinado?

Me conta aqui: você já tirou o glúten?

Veja mais Artigos

Intolerância a frutose.

Antes de tudo, veja a parte 1…é o post anterior! Voltando na

A intolerância à frutose é a segunda intolerância mais comum

A intolerância à frutose é a segunda intolerância mais comum (vem atrás

Metaplasia intestinal no estômago.

A metaplasia por definição é a transformação de uma célula em um