Corte o glúten!

👉🏻Sabemos que o glúten é uma proteína mal digerida pelos seres humanos, mas que quando em contato com a mucosa intestinal de pacientes predispostos, desencadeia uma reação inflamatória, e à partir daí inúmeros sinais e sintomas como: dor de cabeça, anemia, distúrbios psiquiátricos, piora na doença do refluxo gastroesofágico, infertilidade, osteoporose/osteopenia, dermatite, entre muitos outros…

👉🏻Então, se você se encontra na lista abaixo, você não deve consumir glúten!

🔹Celíacos

🔹Portadores de dermatite herpetiforme

🔹Sensíveis ao glúten não celíacos

🔹Portadores de SII que não se sentem bem com a ingesta de trigo (rico em FODMAPs)

🔹Portadores de DII na doença ativa (que podem ter piora dos sintomas com a ingesta do trigo e da lactose)

👉🏻Os dois primeiros não podem permitir a contaminação cruzada pelo risco aumentado de câncer intestinal, já nos outros a contaminação cruzada pode ocorrer, mas a tolerância é individual (alguns toleram, outros não).

👉🏻Adendo: alérgicos ao trigo, devem também ficar longe do trigo (não necessariamente pelo glúten em si, mas pelas outras moléculas contidas no trigo, que desencadeiam reações alérgicas).

🔴Não existe “intolerância ao glúten”!

👉🏻Não existe orientação formal para a retirada do glúten da dieta de pessoas que precisam emagrecer! Tirar glúten não traz benefícios no emagrecimento, o que acontece é que, ao retirar o glúten, a pessoa acaba restringindo os farináceos, cervejas, e outros alimentos calóricos e com a redução calórica reduzida pode ser que ocorra o emagrecimento!

⚠️Antes de suspender o glúten (por qualquer motivo que seja), procure um gastroenterologista para excluir doença celíaca! Isso fará total diferença na abordagem quanto à possibilidade de contaminação cruzada para o resto da vida!

🙋‍♀️Por aqui eu consumo pouco glúten pois não acho prático comer pão diariamente e não gosto muito de massas, e preocupo zero com contaminação cruzada… e quando bate a vontade, não restrinjo…

🟣Me conta aqui: você come ou não come glúten, e qual o motivo?

Veja mais Artigos

Intolerância a frutose.

Antes de tudo, veja a parte 1…é o post anterior! Voltando na

A intolerância à frutose é a segunda intolerância mais comum

A intolerância à frutose é a segunda intolerância mais comum (vem atrás

Metaplasia intestinal no estômago.

A metaplasia por definição é a transformação de uma célula em um